Congratula- a ONGD Korsang Di Melaka, em receber em Portugal um jovem do bairro português de Malaca, Jeremiah Hendrichs. Um sonho possível através de uma bolsa de estudos por 90 dias, concedida pela Fundação Oriente, parceira da Associação Coração em Malaca, na preservação do legado de origem portuguesa no Oriente.
O Jeremiah, jovem pioneiro numa bolsa de estudos, foi acolhido calorosamente pela Biblioteca Nacional de Portugal, para frequentar um estágio proposto pela Associação Coração em Malaca, na área da biblioteca, com o prepósito de possibilitar a um jovem residente no bairro, uma formação técnica profissional, para tratar devidamente o legado de “Gerardo Aloysious Fernandis, Luso Malaio e Lusofilo”, um dos lideres culturais, que dedicou parte da SUA vida, à investigação sobre a língua, cultura, tradições e religião da Comunidade Portuguesa na Àsia. Graduado em Língua Portuguesa, através de uma bolsa de estudos concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian, nos anos 1986-1989.
Faleceu a 21 de Dezembro de 2006, tendo deixado um espólio de um valor incalculável, onde muitos historiadores, investigadores nacionais e internacionais interessados, recolheram como fonte, para obras publicadas e consequentes palestras, conferências e escritos sobre a presença portuguesa no mundo, alguns com teses publicadas. “Gerry” como era conhecido, acolhia na CASA LUSO, que designou “centro de investigação Luso Malaio”.
Juntando a vontade de “Gerry” seu único irmão Anselm Fernandis, visitou recentemente Portugal, para agradecer à Fundação Gulbenkian e à Fundação Oriente, manifestando que foi realizado um acordo de entendimento entre ele, proprietário da casa, e a ONGD- Korsang Di Melaka, com vista à salvaguarda do acervo como homenagem a SEU irmão. Mais manifestou o acolhimento das obras oferecidas por Portugal com destino a Malaca / biblioteca, com vista engrandecer o acervo de consulta pública.
Carece esta parceria de apoios institucionais de Malaca/Malásia e de Portugal, como compromisso continuado da cooperação para o desenvolvimento, dando resposta à UNESCO, que nomeou Malaca “património de todos os Povos”
Mais se enaltece a sensibilidade do Colégio Universitário PIO XII, no acolhimento da estadia, entre Março a Maio de 2018, facilitando ao Jeremiah, a proximidade do local onde se encontra a estagiar, na Biblioteca Nacional de Portugal.
Publicado a 21.03.2018