Projeto CLEC – Centros Locais de Educação Comunitária

Projeto Espaço

No dia 31 de Julho de 2022, pelas 21h00, ficou estabelecido o Acordo simbólico entre a Associação Cultural Coração em Malaca, invocando o Acordo de Cooperação de Cabo Verde / Malaca, assinado em 2012,celebrando o dia da Cidade 31 de Janeiro, na Cidade Velha de Santiago, inserido no Projeto da Associação (ONGD) “Povos Cruzados, Futuros Possíveis”

Acordo simbólico da entrega da chave de concessão de um espaço a título gracioso do acolhimento dos proprietários, naturais de Cabo Verde, para funcionamento logístico do Projeto CLEC, até dezembro de 2022, no local Amial, freguesia Ramalhal – Concelho de Torres Vedras, Maria Gorette Tavares Cardoso e Euclides da Silva Tavares Cardoso.

Em nome da Direção da ACCM e Gestora do Projeto CLEC, muito se agradece, e enaltece mais uma manifestação da portugalidade.

Luísa Timóteo

Protocolo de Cooperação

Foi assinado a 10 de Junho de 2022, como primeira Outorgante, entre:

 – A ASSOCIAÇÃO CULTURAL CORAÇÃO EM MALACA – ONGD, (Organização não Governal de Apoio ao Desenvolvimento) contribuinte nº 508616107, com sede em Torres Vedras, na Avenida Tenente Valadim nº 17 – 1º andar, 2560-275, representada por Maria Luisa Martins Timóteo, na qualidade de Presidente da Direção e Gestora do Projeto “Centros Locais de Educação Comunitária-CLEC.

– E como segundo Outorgante, a Clinica Dentária GENESIS DENTAL CLINICD-DOTY, Lda, contribuinte nº 514711426, com sede  em Torres Vedras, na Rua dos Bombeiros  Voluntários nº 5 – A, 2560-320, representada por Filipe Miguel Matias da Costa, na qualidade de Gerente.

Uma parceria que visa reforçar a coesão social fomentando uma cidadania e envelhecimento ativos pela integração e envolvimento da população idosa do concelho de Torres Vedras, identificada no Projeto CLEC. Sendo as vantagens do protocolo, aplicadas também ao familiar e colaborador que acompanham a seu cargo os idosos.

  • Oferta da 1ª consulta de avaliação (inclui realização de RX intraoral para avaliação, caso necessário) ;
  • Oferta de uma destartarização anual, no valor de 30,00€ (durante toda a vigência do contrato de parceria) ;
  • 5% desconto em todas as consultas;
  • 5% desconto em todos os planos de tratamento (sujeito a orçamento).

(descontos apresentados incidem sobre os preços de tabela em vigor na Clínica)

Vídeo de Sessão de Apresentação de Projeto CLEC

Publicado a 1/12/2021

Objetivos

Reforçar a coesão social e promover uma cidadania e envelhecimento ativos promovendo a integração e envolvimento da população idosa na comunidade.

Objetivos específicos

  1. Promover os direitos humanos, nomeadamente os direitos da pessoa idosa.
  2. Promover a valorização e respeito pelas pessoas idosas através de campanhas para sensibilizar, informar e educar a população mais jovem para o seu papel na promoção de um envelhecimento ativo e no combate à solidão dos idosos.
  3. Proporcionar um maior apoio e acompanhamento à população sénior valorizando os seus conhecimentos e experiências de vida através da mobilização e sensibilização da população mais jovem para voluntariado.
  4. Reforçar a capacidade de intervenção do promotor através de um diagnóstico e plano de ação.
  5. Avaliar o projeto e a sua implementação para intervenções futuras.

Destinatários

  • População sénior residente no concelho de Torres Vedras;
  • Jovens residente no concelho de Torres Vedras.

Principais atividades

  1. Dinamização e preparação das ações do CLEC:
    • Dinamização e preparação de ações do CLEC através de voluntariado jovem.
    • Capacitação dos voluntários.
  2. Campanhas de cidadania e envelhecimento ativos:
    • Conferência/Evento de lançamento;
    • Vídeo Promocional;
    • Sensibilização nas redes sociais;
    • Artes & Letras Itinerante (viatura com livros e animador social que se deslocará até junto da população sénior mais isolada);
    • Encontros intergeracionais;
  3. Capacitação:
    • Diagnóstico e plano de ação para capacitação da entidade promotora
  4. Avaliação:
    • Avaliação externa do projeto

Publicado a 14/09/2021

Dia 1º de Outubro “Dia do Idoso”

O Projeto CLEC, Centros Locais de Educação Comunitária, comemora no dia 1º de Outubro, a criação do Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741,  de 1º de Outubro de 2003  – o Dia do Idoso, pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos, informando e dando conhecimento das necessidades/problemáticas da população idosa, um desafio em PARCERIAS, que deve criar formas de amparar melhores os idosos do Oeste / concelho de Torres Vedras.

Publicado a 01/10/2021

1º Encontro Intergeracional

No passado dia 21, decorreu o primeiro encontro intergeracional, promovido pela Associação Cultural Coração em Malaca – “A Primavera da Vida”,  no âmbito do projeto Centros Locais de Educação Comunitária (CLEC).  Este encontro teve como objetivo não só a integração e o envolvimento de pessoas idosas na comunidade, como também a sensibilização dos jovens para os direitos dos idosos.
 
O encontro “A Primavera da Vida” decorreu no Sporting Clube da Serra, Vila Seca, Freguesia Maxial, das 14h às 17h.
 
Se tem 65 ou mais anos e reside no concelho de Torres Vedras ou se é familiar de alguém com 65 ou mais anos e reside no concelho de Torres Vedras, então estes
encontros são para si!

2º Encontro Intergeracional

A Associação Cultural Coração em Malaca, no âmbito do projeto Centros Locais de Educação Comunitária, vem por este meio informar que o 2º Encontro Intergeracional, se realizou no dia 06 de abril de 2022 (4ª feira), na Freguesia da Freiria.

O encontro foi dinamizado pelo nosso parceiro, CNS I Campus Neurológico Sénior, onde a prevenção da saúde foram as palavras de ordem!

Local do encontro: Sala Polivalente da Junta, das 14h00 às 17h00

Se  tem 65 ou mais anos e reside no concelho de Torres Vedras ou se é familiar de alguém com estas características, então estes encontros são para si.

3º Encontro Intergeracional

A Associação Cultural Coração em Malaca, (ONGD),  no âmbito do projeto Centros Locais de Educação Comunitária-CLEC,  vem por este meio informar que o 3º Encontro Intergeracional foi realizado no dia 21 de junho de 2022 (3ª feira), conforme aprovação em reunião das entidades parceiras do Projeto CLEC.

Local do Encontro: Centro Social Cultural Recreativo e Desportivo do Ameal, das 14h às 17h, freguesia de Ramalhal

O 3º  Encontro foi dinamizado pelo nosso parceiro, Santa Casa da Misericórdia de Torres Vedras, em estreita colaboração com o animador sociocultural dos Centros Locais de Educação Comunitária, onde os “Ritmos e Saberes” das nossas gentes deram vida a este momento.

Se  tem 65 ou mais anos e reside no concelho de Torres Vedras ou se é familiar de alguém com estas características da próxima vez não fique em casa.